Construção civil contratou 125,2 mil trabalhadores no primeiro quadrimestre do ano

19-06-2011 17:35

Somente em abril, setor empregou 39 mil profissionais. Regiões Norte, Sudeste e Sul responderam pelo maior número de contratações

Da Redação
 

 

 

Marcelo Scandaroli
Nível de contratações cresceu nos primeiros quatro meses
O nível de emprego na construção civil brasileira cresceu 1,34% em abril em comparação a março, com a contratação de 39 mil trabalhadores com carteira assinada. As regiões Norte (+0,07%), Sudeste (+1,24%) e Sul (+1,40%) foram as principais responsáveis pelo aumento dos empregos, de acordo com pesquisa mensal realizada pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Divulgação: SindusCon-SP


No primeiro quadrimestre, o setor contratou 125,2 mil trabalhadores, incremento de 4,43%. "O volume expressivo de novos empregos neste primeiro quadrimestre já era esperado, pois corresponde à edificação do que já havia sido contratado no ano passado em empreendimentos imobiliários, obras privadas, obras dos Programas Minha Casa, Minha Vida e Aceleração do Crescimento, bem como obras dos governos estaduais e municipais", comenta Sergio Watanabe, presidente do SindusCon-SP.

Com as novas contratações, a construção brasileira passou a contar com 2,95 milhões de trabalhadores com carteira até o mês de abril. Destes, cerca de 1,5 milhão estava no Sudeste; 620 mil no Nordeste; 413 mil no Sul; 226 mil no Centro-Oeste e 174 mil no Norte.

O Estado de São Paulo respondeu pelo emprego de mais de 7,9 mil trabalhadores em abril (+1,02%). No quadrimestre, foram contratados mais 34,5 mil (+4,6%) e em 12 meses mais 43 mil (+5,8%). Ao final do primeiro quadrimestre, as empresas paulistas somavam 782.494 mil empregados com carteira assinada. Entretanto, regiões como Sorocaba, Bauru e São José do Rio Preto continuaram apresentando uma queda no nível de emprego.

 

Divulgação: SindusCon-SP

 

Voltar