Revisão da Norma de Avaliação de Imóveis Urbanos é tema de evento do Ibape/SP

19-06-2011 16:26

 

Workshop apresentou as mudanças realizadas na revisão da Norma ABNT NBR 14.653-2, que trata das Avaliações de Imóveis
Urbanos

 

 

No último dia 16 de junho, na presença de aproximadamente 150 profissionais, o Ibape/SP realizou  Workshop para apresentar as alterações introduzidas no processo de revisão da parte 2 da Norma Brasileira de Avaliação de Bens - ABNT NBR 14.653, referente aos Imóveis Urbanos, que entrou em vigor em março deste ano. O principal objetivo para revisão da Norma, que é a maior referência em diretrizes técnicas e operacionais para os profissionais envolvidos no processo de valoração de imóveis, foi redefinir pontos que geravam divergências entre os avaliadores e simplificar a utilização de preceitos determinados.

 

A discussão foi mediada pelo Engº Octavio Galvão Neto, Coordenador da Câmara de Avaliações do Ibape/SP e da Comissão de Revisão da Norma ABNT NBR 14.653. Os pontos de maior relevância foram comentados pelos membros da Comissão de Estudos que compuseram a mesa, sendo a Arqª Msc. Ana Maria de Biazzi Dias de Oliveira, Presidente do Ibape/SP; Eng. Msc. Sérgio Antão Paiva, Secretário  da Comissão de Estudos da Norma ABNT NBR 14.653; Engº Ricardo Teixeira, Gerente de avaliações da Caixa Econômica Federal regional São Paulo; Engº Civil e de segurança Radegaz Nasser Junior, Vice-presidente Ibape; Engº Paulo Grandiski, Diretor de Normas do Ibape/SP; Eng. Msc. Osório Acciolly Gatto, Vice-Presidente do Ibape; Engº Civil e Eletricista Frederico Correia Lima Coelho, Presidente do Ibape/MG e diretor técnico do Ibape.

 

“Ao longo da elaboração de novos tópicos e releitura dos já existentes, toda a comissão amadureceu. Reunimos grandes profissionais, porém, cada um com um pensamento, uma visão. Essa diversidade de ideias gerou discussões que se estenderam por meses e meses, moldando este trabalho, no qual prevaleceu o bom senso, equilíbrio e conhecimento técnico”, declara o engenheiro.

 

Segundo a Presidente do Ibape/SP, Ana Maria de Biazzi, a revisão da norma é um grande avanço e foi feita para os profissionais que realmente querem definir o valor de mercado em suas avaliações. “A revisão possibilita que os avaliadores utilizem novas ferramentas e facilita a aplicação da norma”, comenta Ana.
 


Para o Eng. Msc. Sérgio Antão Paiva, as alterações na Norma impactam o mercado imobiliário, principalmente os Bancos que financiam imóveis residenciais e comerciais, pois as avaliações balizam estas operações. “Para termos uma noção de como as mudanças atingem o segmento do Crédito Imobiliário, apenas um dos principais bancos que realiza financiamentos de imóveis no País, gera mais de um milhão de avaliações por ano” explica.

 

Em complemento, o Engº Frederico Correia Lima Coelho afirmou que “A atualização da Norma aumenta a confiabilidade dos laudos de avaliação, implicando em menor risco para as instituições que financiam o mercado e possibilita a redução das taxas de financiamento”.

 

O evento, realizado com apoio do CREA/SP, foi encerrado pela presidente do Ibape/SP que ressaltou a importância de expor o resultado do fruto de um trabalho de três anos. “É uma imensa satisfação ver o  Ibape/sp ser prestigiado com a presença de todos vocês, que entendem a importância dessa discussão para os profissionais envolvidos na avaliação de Imóveis Urbanos”, finaliza Ana.

 

 

Voltar